ALUNOS DOS 5º ANOS A-B-C
O Centro Esportivo- Avelino Vieira viabiliza a todos os interessados práticas esportivas bem como futsal, futebol de areia, ginástica, alongamento, caminhadas, vôlei , basquete e ginástica para terceira idade. Trabalha nos turno manhã, tarde e noite. Atividades e aulas gratuitas.
Todos os anos promove Jogos entre as escolas com participação de alunos dos 5 anos. E nossa não falta a esse jogos.
PROF.ª MARIA LÚCIA e PROF.ª MARGARETH |
PROF.ª MARGARETH e PROF.ª BETH |
Postagem Profª Beth
POESIAS
Alunos aprendem poesias no laboratório de Informática.
Tem como incentivo as poesias de Cecilia Meireles.
Os pais participaram do trabalho, escrevendo poesias junto com seus filhos.
VEJA ALGUMAS POESIAS!!! SÃO LINDAS!
Poesias dos pais da Aluna: Fernanda Profª Cynthia
A chuva
Poesia dos Pais do aluno: Gustavo -Profª Cynthia
ALUNOS DOS 5°AA E 5ºAB, DAS PROFESSORAS CYNTHIA E LISLANE
REALIZAM ESTUDOS SOBRE A DENTIÇÃO.
VEJAM!!!
Alunos aprendem poesias no laboratório de Informática.
Tem como incentivo as poesias de Cecilia Meireles.
Os pais participaram do trabalho, escrevendo poesias junto com seus filhos.
VEJA ALGUMAS POESIAS!!! SÃO LINDAS!
Poesias dos pais da Aluna: Fernanda Profª Cynthia
A chuva
Não te dou a chuva
Porque molha
Mas te dou minha toalha
Porque seca
A huva cai
Molha meu pensamento
E meu documento
Gustavo
Poesia aluna: Esther Poesia dos Pais do aluno: Gustavo -Profª Cynthia
Postagem Profª Beth
PROJETO " SE ESSA RUA FOSSE MINHA"
A ESCOLA ESTARÁ PARTICIPANDO DE UM PROJETO " SE ESSA RUA FOSSE MINHA", BASTANTE INTERESSANTE E NECESSÁRIO À EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO.
DE ACORDO COM O PROJETO, A EDUCAÇÃO AO TRANSITAR PELAS RUAS É RESPONSABILIDADE DE TODOS E EXIGE RESPEITO, SOLIDARIEDADE,
COMPREENSÃO, UMA VEZ QUE TODO CIDADÃO TEM O DIREITO DE USAR OS ESPAÇOS PÚBLICOS DE FORMA SAUDÁVEL
NO LIVRO, AS CRIANÇAS ESTARÃO RECEBENDO DICAS NECESSÁRIAS PARA MANTER A SEGURANÇA NO TRÂNSITO, SABER CUMPRIR REGRAS PARA EVITAR ACIDENTES, COMPREENDER OS SINAIS DE COMUNICAÇÃO TRANSMITIDOS, AUXILIAR OS PAIS PARA UM CONVÍVIO MAIS HARMONIOSO NO IR E VIR D
E CADA DIA, ONDE BRINCAR COM SEGURANÇA, ALÉM DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE PARA TER MAIS QUALIDADE DE VIDA.
PARTICIPARAM DESSE MOMENTO DE REPASSE DE INFORMAÇÕES ALGUNS PROFESSORES E A PEDAGOGA DA ESCOLA.
Postagem Prfª Beth
ALUNOS DOS 5°AA E 5ºAB, DAS PROFESSORAS CYNTHIA E LISLANE
REALIZAM ESTUDOS SOBRE A DENTIÇÃO.
VEJAM!!!
As visitas obrigatórias e regulares ao dentista começam por volta dos 2 ou 3 anos de idade,quando a criança já completou a dentição de leite. Quando a criança já tem mais de 2 anos, os procedimentos e aparelhos utilizados pelo odontopediatra são praticamente os mesmos que se usam em pacientes adultos.
A freqüência das consultas é dada pela avaliação que o dentista faz de cada caso. A regra é manter consultas de rotina a cada seis meses.
Mas, se a criança tem uma dieta que favorece o aparecimento de cáries, não conseguiu abandonar a mamadeira noturna ou ainda apresenta manchas esbranquiçadas nos dentes - que podem ser sinal de cárie ou de excesso de flúor, o dentista pode pedir consultas mais assíduas, a cada três meses, por exemplo.
A partir dos 6 anos, grandes mudanças vão ocorrer na boca da criança, com a substituição dos dentes de leite pelos permanentes. A primeira pode até passar despercebida: é o nascimento do primeiro molar permanente. Como esse dente não substitui nenhum de leite, nasce atrás do décimo dentinho (o segundo molar), lá no fundo da boca, é pouco visível e, às vezes, difícil de escovar. Mas é preciso atenção na higiene, porque o primeiro molar permanente é determinante para posicionar os outros dentes na arcada.
Com o aparecimento do primeiro molar, começa a troca de dentes: caem os de leite e, num intervalo de seis meses, mais ou menos, surgem os seus correspondentes permanentes. A seqüência e a idade em que ocorre a erupção de cada dente permanente podem variar (como nos dentes de leite), mas em geral seguem a ordem abaixo.Os últimos dentes a nascer são os do siso (terceiros molares), que só vão surgir lá pelos 18 anos, completando assim a dentição permanente:16 dentes no arco inferior e 16 no superior.
Fase mista
Na fase de dentição mista, é preciso checar se o alinhamento dos dentes está ocorrendo de forma harmônica e se há boa oclusão. Se houver problemas, quanto mais cedo for iniciado o tratamento ortodôntico, melhores serão os resultados e menor a probabilidade de o tratamento exigir a extração de algum dente.
Crie um bom escovador
Se os pais têm bons hábitos de higiene bucal, a criança vai adquirir o gosto pela coisa mais facilmente. Além disso, o hábito pode ser estimulado se a hora da escovação for um momento divertido e de descontração. Uma forma de fazer isso é contar uma boa história em que os personagens principais são a escova, a pasta e os dentes. Os vilões, é claro, são as cáries. A escova pode ser a arma superpoderosa, a única capaz de encontrar os bichinhos invisíveis que se esconderam na caverna do herói (a boca de seu filho).
A mãe ou o pai que supervisiona
a escovação pode, com um olhar de raios X, ver se a escova pegou ou não cada bichinho e, com a narração dos acontecimentos, orientar a criança para a maneira correta de escovar.O importante é que a criança associe o escovar os dentes com algo bom. O pior é fazer da hora da escova um momento de brigas e ameaças, que a criança vai relacionar com uma obrigação chata e até utilizar para fazer birras e chantagens.
Postagem: Professora Beth
SISTEMA DIGESTÓRIO
As experiências realizadas pelos alunos da 2ª Etapa do Ciclo II, turmas A e B, concluíram o conteúdo trabalhado nas aulas de ciências - SISTEMA DIGESTÓRIO.
Na execução dessas experiências, os alunos puderam perceber como se processam as etapas da digestão, bem como as influencias e contribuições de cada órgão desse sistema, para o bom funcionamento do nosso corpo.
ALUNOS CRIAM HISTÓRIAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, COM AUXÍLIO DA PROFESSOA BETH.
ASSUNTO: ESCOLA E MEIO AMBIENTE
RECURSO UTILIZADO: PROGRAMA REVIST.
| |
| |
| |
|
|
Postagem: Professora Beth
FAÇA A CONTA E ACERTE UM PONTO
Este é um trabalho interessante onde a Matemática é realizada de forma divertida. Todos resolvem as operações matemáticas com prazer e entusiasmo.
Ele consiste em quadros pontilhados com numeração de1 a 10 no lado superior e na lateral esquerda, vem marcando cada linha com as sequências seguintes 11/ 21/31/41/51/61/71/81/91. Exemplo:
Ele consiste em quadros pontilhados com numeração de
O quadro é como este à direita, chegando até o ponto correspondente ao 100. Abaixo temos várias operações matemáticas (+, x, :, - ). Os alunos precisam resolvê-las e depois marcarem esses resultados nos pontos correspondentes.
Dessa forma obterão uma figura diferente a cada novo desafio.
A imagem que surge sempre é uma grande surpresa a todos e eles não desistem até encontrarem o resultado final.
Para que você possa confeccinar esse material, aconselho que faça essa matriz, risque nela um desenho e depois elabore as operações matemáticas que tenham aqueles resultados e sequência de pontos. Assim todos chegarão ao seu objetivo com sucesso
Dessa forma obterão uma figura diferente a cada novo desafio.
A imagem que surge sempre é uma grande surpresa a todos e eles não desistem até encontrarem o resultado final.
Para que você possa confeccinar esse material, aconselho que faça essa matriz, risque nela um desenho e depois elabore as operações matemáticas que tenham aqueles resultados e sequência de pontos. Assim todos chegarão ao seu objetivo com sucesso
MURAL COM OS RESULTADOS
|
TRABALHO DESENVOLVIDO PELA PROFESSORA MARGARETH COM ALUNOS DO TURNO DA MANHÃ.
Postagem Prof. Beth
ATIVIDADE ORIENTADA PELA PROFESSORA MARGARETH
O Tangram é um jogo Oriental antigo constituído por sete peças (também conhecidas por tans): 5 triângulos de tamanhos diferentes, 1 quadrado e 1 paralelogramo. O objetivo deste jogo é conseguir fazer uma determinada forma, usando as sete peças. Não se conhece ao certo a origem do tangram. Nem a data de concepção, ou sequer o seu inventor. A referência mais antiga, é de um painel em madeira, de 1780 de Utamaro com a imagem de duas senhoras chinesas resolvendo um tangram. Em chinês, o tangram é conhecido como Chi chiao tu, ou as Sete Peças Inteligentes. A mais antiga publicação com exercícios de tangram é do início do século XIX. Chegou rapidamente ao EUA e à Europa e ficou conhecido como o puzzle chinês. A Enciclopédia de Tangram foi escrita por uma mulher, na China, há 130 anos atrás. É composta por seis volumes e contém mais de 1700 problemas para resolver.
Objetivos do trabalho com o Tangran nas aulas de geometris:
Estabelecer relações entre a geometria plana e o nosso cotidiano.
Observar a geometria plana que está ao nosso redor;
Resolver problemas utilizando as relações entre as figuras geométricas;
Capacitar os alunos a utilizarem o raciocínio lógico;
Desenvolver o pensamento geométrico através do Tangram
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ALUNOS DA PROFESSORA DEISE (5AC), COMEMORAM O ANIVERSÁRIO DE
CURITIBA PRODUZINDO LINDAS POESIAS.
CONFIRAM!!!!!!!
TEUS PARQUES E TUAS PRAÇAS
FAZEM A VIDA MAIS GOSTOSA
FELIZ ANIVERSÁRIO
CURITIBA QUERIDA
VOCÊ É A CAPITAL
DA MINHA VIDA.
PARABÉNS CURITIBA
NESTA DATA QUERIDA
319 ANOS DE VIDA.
Jean L.B.Lopes
Jean L.B.Lopes
COMO CURITIBA É
CURITIBA É UMA CIDADE MARAVILHOSA
DIVERTIDA E ATENCIOSA.
CURITIBA É A JÓIA DO PARANÁ
PORQUE É LINDA DE INVEJAR.
E TAMBÉM É UM PARAISO
DE UM LINDO SORRISO.
Marcela d. o. kariatsumari
CURITIBA CAPITAL ECOLÓGICA
CURITIBA, AQUI MUITO PINHÃO
CHEIA DE ÁRVORES EM TODO O CHÃO
O AMAZONAS É O PULMÃO
E CURITIBA É O CORAÇÃO.
UM PONTO VERDE
NO MEIO DE MUITO MARROM
UM ÚNICO SILÊNCIO
NO MEIO DE MUITO SOM
VIVER NELA É BOM
MELHOR QUE UM BOMBOM.
NOS ARBUSTOS MUITAS FLORES
NAS CASAS MUITAS CORES
CANTAR DE PASSARINHOS E RUMORES
E SEM DORES.
CURITIBA É ASSIM
OMELHOR PRA MIM.Ana Carolina
CHEIA DE LUZ E DE ROSAS.
CURITIBA TEM A IMAGEM
PELA RIDENTE PAISAGEM.
VIVER NELA É UM PREVILÉGIO
NA RIQUEZA E NA OPULÊNCIA.
VIVE, REPLANDE, PLAPITA...
TODA FACEIRA E BONITA.
POR ISSO EU AMO ESSA
CIDADE DE CURITIBA.
Alana H Fasegawa
PARABÉNS PROFESSORA DEISE!!!!!!
PARABÉNS CRIANÇAS PELA CRIATIVIDADE!!!!
Postagem Profª Beth
Uso do lego estimula aprendizado
Uso do lego estimula aprendizado
A proposta é desenvolver a aprendizagem dos alunos, através do uso de legos - peças que são feitas para montagem de objetos - de modo a estimular a capacidade de raciocínio, a habilidade, competências de forma lúdica e imaginação das crianças. É preciso desenvolver quatro funções: construção, organização, apresentação e relatório. A utilização desse material mostra a importância deste jogo educativo como suporte para o ensino de diversas disciplinas.
Os alunos poderão desenvolver vários trabalhos usando os blocos do jogo educativo na montagem de cenários, máquinas e equipamentos. Além disso, contempla o trabalho em equipe.
O lego é composto de várias peças de encaixe, as quais possibilitam a montagem de objetos de formatos diversos.
Postagem: Prof. Beth
EXPERIÊNCIAS SIMULAM A FORMA COMO ACONTECE A DIGESTÃO ALUNOS DOS 5ºAA e 5ºAB
Os alunos realizaram sob a orientação da Professora Cynthia e Professora Lislaine, experiências simulando de que forma acontece a digestão.
Vai desde a mastigação, aonde com 2 comprimidos efervescentes, sendo um picado e outro inteiro, colocados ao mesmo tempo na água, comprova a necessidade de mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão.
Dois vidros, um com água e outro com maisena, um aluno cuspindo dentro de um deles, após 30 min. de repouso,pinga-se iodo em ambos mostrando a ação da saliva na transformação do alimento em maltose. Depois com uma meia-calça e uma bola de tênis mostramos o movimento do esôfago empurrando o bola alimentar até o estômago, seguido por mostrar que o suco de limão em contato com leite vai descrevendo como o suco gástrico quebra as moléculas dos alimentos transformando em moléculas menores.
A ação do detergente sobre o óleo de cozinha, mostra a ação da bile sobre a gordura.
Finalizando com uma esponja absorvendo água, comparando com a forma que o intestino grosso vai absorvendo nutrientes.
Postagem: Professora Beth
Postagem: Professora Beth
Aiii prof Ana la na foto <3
ResponderExcluir