ARTE

DESENHO - PINTURA- RECORTE-COLAGEM

ALUNOS DO 5º ANO TRABALHAM COM PLANOS ATRAVÉS DE  DESENHO, PINTURA, RECORTE E COLAGEM.
 VEJAM COMO FICOU BONITO.
Trabalho realizado na aula de Arte com orientação da Profª Beth

 

 







RELEITURA DE AREAREA (GAUGUIM)- Novembro 2012  

Arearea (Joyfulness), 1892 (1892-12).
Óleo sobre tela (29,53 x 37,01 pol).
Musée d'Orsay, Paris.
Descrição: Em suas pinturas taitianas, Gauguin inspirou-se no que viu ao seu redor, bem como das histórias locais e antigas tradições religiosas. Arearea é representativa dessas obras onde convivem o sonho e a realidade. A pintura é uma das "Tahitian" várias obras expostas em Paris em Novembro de 1893. Infelizmente, esta exposição não recebeu a resposta entusiástica que o artista esperava. Os títulos em "Tahitian" irritou muitos de seus amigos, e o cão vermelho provocou muito sarcasmo. No entanto, Gauguin Arearea considerado como um dos seus melhores quadros, e em 1895, ele foi tão longe para comprá-lo de volta para si mesmo antes de deixar a Europa. (Adaptado do site do Musée d'Orsay, Paris). Na década de 1890 Gauguin deixou a França para viver no Taiti,onde produziu uma série de telas que constitui a parte mais conhecida de sua obra. Os quadros dessa época registram a natureza e a vida simples de pessoas livres dos compromissos e das dificuldades do dia-a-dia, próprias dos centros urbanos do século XIX.  

TRABALHO DE ARTE REALIZADO COM ALUNOS DO 4º  ANOS A-B-na aula de Arte, com orientação da Profª Beth



2011

 
V JORNADA DE ARTE EDUCAÇÃO                            

As Professoras de Arte desenvolveram o Projeto intitulado Brincadeiras e Arte com todas as turmas do Ensino Fundamental. A fundamentação baseou-se nos trabalhos dos artistas : PIETER BRUEGEL E PORTINARI.
Os temas incluem cenas de brincadeiras e brinquedos infantis. A conclusão do Projeto culminou com a Instalação para a V Jornada de Arte de Curitiba, apresentando os trabalhos de arte dos alunos.

  ALUNOS DA 4ª SÉRIE, NA AULA DE ARTE, CRIAM MÁSCARAS QUE REPRESENTAM A TRAGÉDIA E A COMÉDIA

COMÉDIA

TRAGÉDIA

SÍMBOLO DO TEATRO

O teatro se inicia na Grécia como uma derivação de antigos ritos realizados em honra do deus Dionisio (deus do vinho e das festas), as festas realizadas em sua homenagem, deram origem aos gêneros da tragédia e da comédia, ambos baseados nos mitos gregos. Encenar as histórias dos deuses, dos heróis e das grandes façanhas dos antigos gregos, se tornou um dever dos artistas que contavam estas histórias para o povo. Naquela época, poucos eram aqueles que sabiam ler e escrever, a melhor forma de instruir o povo sobre sua história, religião e cultura era através da fala e da representação, ou seja, dança e artes cênicas.
As máscaras tinham um papel mais importante além da questão estética e de personificar a imagem de algum deus, herói e monstro, elas eram utilizadas para deixar a voz dos atores mais alta, possibilitando que os espectadores na última arquibancada pudessem tanto distingui-los dos demais personagens como também compreender o que diziam.
Postagem: Professora Beth



   ALUNOS DO TURNO DA MANHA FAZEM RELEITURAS DE OBRAS DE ARTE TENDO COMO APOIO O MATERIAL DO "MUSEU NA ESCOLA".
OBSERVEM O TRABALHO MARAVILHOSO DAS 4ª SÉRIES


Releitura da obra: Lembrança Verde(Estudo)



Releitura da obra: Auto Retrato
Releitura da obra : Mary,Mary
( Linoleogravura sobre papel )


 

 

ÁRVORE DA VIDA
Gustavo Klimt
ÁRVORE DA VIDA
Gustavo Klimt

  

Releitura da obra: O Rancho Fundo

Releitura da Obra: O Rancho Fundo
Postagem: Professora Beth

ATIVIDADE REALIZADA NA AULA DE ARTE

PESSOA

Trabalho realizado após analisar várias obras de arte que mostraram o ser humano - pessoas de várias maneiras. Cada aluno apos contato com as devidas obras, tiveram a oportunidade de realizar sua própria produção.

Pessoa é um vocábulo provavelmente de origem etrusca, do qual proveio o termo em latim persona, que originalmente significava a ‘máscara, figura, personagem de teatro, papel representado por um ator’, e daí assumiu o significado de ser humano. Entre os juristas romanos, passou a designar ‘ ser que tem direitos e obrigações’.
Logo, o ser humano é o que ele próprio se faz, é ele quem constrói o seu projeto. O ser humano constrói os seus valores no ato de existir. E é na sua subjetividade que o ser humano lança-se para o futuro para construir a sua história e seus próprios valores.











Postagem: Profª Beth



ATIVIDADE REALIZADA NA AULA DE ARTE- PROFª BETH

Na década de 1960, correspondências trocadas entre artistas plásticos deram origem a mais uma forma de expressão da arte contemporânea: a arte postal.

A arte postal se caracteriza por ser um meio de expressão livre, no qual envelopes, telegramas, selos ou carimbos postais são alguns dos suportes em que é possível a expressão da sensibilidade. Os artistas utilizam, principalmente, técnicas como colagens, fotografias, escritas ou pinturas.

Nos anos 60 , a arte foi uma forma de expressão entre artistas que se conheciam. Porém, na década de 70, todos os interessados em fazer arte já podiam participar – e a partir de1980, museus e centros de arte passaram a utilizar essa arte como forma de chamar as pessoas para mostras de arte.

Esta aula possibilitou aos alunos terem contato com as obras de arte e realizarem sua própria produção.
Postagem: Profª Beth





Atividade realizada pelos alunos dos 5º Anos

Aula: Arte
Orientação:Prof. Beth
OBRA: AREAREA
O Cão Vermelho
Artista: Paul Gauguin
Estilo de arte: Pós-impressionismo
Data: 1892
Como o seu amigo Van Gogh, Paul Gauguin pinta a natureza tal como ele a sente. É um pintor desligado do impressionismo. Na sua obra, a forma já não se sujeita à cor. O seu intenso cromatismo afasta-o de qualquer limitação naturalista; aplica as cores em amplas superfícies de contornos definidos.






NOSSOS ALUNOS VÃO AO TEATRO                                      


"FERNANDA MONTENEGRO", ASSISTIR A PEÇA "A BELA E A FERA".
A PROPOSTA PEDAGÓGICA:
Da mesma forma que os mitos, os contos de fadas, plastificando os sonhos, falam de uma realidade individual e coletiva que faz parte da nossa vida cotidiana, como uma das formas do existir humano, arquetípica. E, nesse sentido, o conto " A Bela e a Fera", nos dá uma excelente metáfora para entrosamento do nosso lado positivo, consciente e belo e o nosso lado obscuro, negativo, inconsciente... e que é pressentido, muitas vezes, como a fera dentro de nós. Através desse conto podemos aprender que a fera, apesar de sua aparência, não é tão terrível e ameaçadora como parece. Também o nosso lado obscuro deixa de ser tao tenebroso e assustador quando o encaramos e concordamos em conviver com ele, aceitando-o como parte integrante de nosso ser. Bela, ao conhecer amar a Fera, possibilita a sua metamorfose em príncipe novamente, demonstrando que, na relaidade, a |Fera- nossa sombra, não é tão monstruosa assim. E nem Gaston- o herói é símbolo de nossa idealização, é tão formoso quanto aparente.

Postagem: Professora Beth


                                                                                                             


A ESCOLA RECEBEU O TEATRO DE FANTOCHE DA GUARDA MUNICIPAL, TRAZENDO O TEMA - " UM OLHAR PARA A SEGURANÇA".





POSTAGEM: Profª Beth

A ESCOLA RECEBEU COM MUITO CARINHO E PARA ALEGRIA DA CRIANÇADAUM GRANDE MÁGICO!!!!!
VEJAM AS IMAGENS - QUE MARAVILHA!!!







Postagem: Profª Beth - 18/10/2011


ATIVIDADE REALIZADA NA AULA DE ARTE- PROFª BETH



Na década de 1960, correspondências trocadas entre artistas plásticos deram origem a mais uma forma de expressão da arte contemporânea: a arte postal.

A arte postal se caracteriza por ser um meio de expressão livre, no qual envelopes, telegramas, selos ou carimbos postais são alguns dos suportes em que é possível a expressão da sensibilidade. Os artistas utilizam, principalmente, técnicas como colagens, fotografias, escritas ou pinturas.

Nos anos 60 , a arte foi uma forma de expressão entre artistas que se conheciam. Porém, na década de 70, todos os interessados em fazer arte já podiam participar – e a partir de1980, museus e centros de arte passaram a utilizar essa arte como forma de chamar as pessoas para mostras de arte.

Esta aula possibilitou aos alunos terem contato com as obras de arte e realizarem sua própria produção.
Postagem: Profª Beth

RECEITAS MARAVILHOSAS - EDIÇÃO 01
TRABALHO REALIZADO EM ARTES COM O TEMA FOLCLORE

ESTAMOS DISPONIBILIZANDO ALGUMAS RECEITAS ENVIADAS PELOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E PAIS.

TEM UMA ÚNICA REGRA: MANDAR SUA OPINIÃO A RESPEITO DA RECEITA.
- GOSTOU?
- FICOU LEGAL?
- É FÁCIL DE FAZER?
- PRECISA COLOCAR MAIS ALGUM INGREDIENTE?
- E DAÍ, VALEU TER EXPERIMENTADO?
- VOCÊ INDICARIA PARA ALGUEM FAZER?


BUON APPETITO!


BOLO DE BERINJELA- PROF.ª BETH
Massa:
1 xic. maizena
1 xic farinha de trigo
1/2 col.sopa fermento em pó
3 col.sopa queijo ralado
4 ovos(eu coloco só 3)
1 xic. óleo
sal.
Bate os ovos com o óleo e acrescenta os ingredientes secos aos poucos. A receita não manda, mas eu ponho um pouco de água, 1/2 xic. mais ou menos.
Recheio:
2 berinjelas picadas( deixe 15 minutos em água e sal, escorra)
refogue as berinjelas com cebola e alho picados, só no próprio caldo dos legumes. Se precisar, ponha água aos poucos (e bem pouca). Acrescente um tomate picado e azeitonas, também picadas. Salsa picadinha. Desligue.
Unte e enfarinhe uma forma pequena, de buraco. Ponha um pouco da massa, o recheio(que deve estar frio ou morno) e cubra com o restante da massa, Salpique queijo ralado.
A receita é pequena. Se quiser maior, tem que e dobrar a receita.

BOLO DE LARANJA NA CANECA
(Rende 1 porção)
1 ovo
2 colheres (sopa) de leite de coco
2 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de coco ralado
1 colher (café) de fermento químico
Cobertura:
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de leite de coco
Coco ralado
Despeje o ovo inteiro na caneca e bata. Em seguida, junte o óleo, o açúcar, o leite de coco e misture bem. Acrescente a farinha, o fermento e mexa até a massa ficar uniforme. Leve por três minutos ao microondas na potência máxima. Cubra o bolo e polvilhe coco ralado. Dica: Depois de preparar a massa, passe manteiga e polvilhe farinha em outra caneca e despeje a massa. Assim, o doce não gruda e não quebra ao desenformar.

CANECA DE PÃO DE QUEIJO :
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de polvilho azedo
1 colher (café) de fermento em pó
margarina para untar
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, e unte a caneca com margarina, coloque esta mistura até a metade da altura da caneca e leve no microondas por 3 minutos em potência media retire e polvilhe o queijo parmesão para decorar.
Rendimento: 2 canecas



BISCOITINHOS RÁPIDOS – PROF.ª ANAZÉLIA

Misturar os ingredientes
Fazer rolinhos
Cortar pequenos pedaços
Assar em forno quente
- 1 kg de maizena
- 4 avos
- 200gr de margarina
-1 xícara de açúcar
- 1 lata de leite condensado



FOLCLORE                                                                                                 
Cada povo possui um tipo de culinária, um modo peculiar de preparar seus alimentos. Do ponto de vista da cultura folclórica percebe-se que, através de diferentes formas, misturas, temperaturas, odores e cores, os povos vão transformando os alimentos em uma atração. “Comer é conhecer”, diz um antigo ditado. Desse modo, todas as culinárias do mundo representam formas de conhecimento. São sinais culturais transmitidos por meio do paladar, da visão, da comunicação oral. São gostos, sensações, texturas, ou toques, que aguçam os desejos. O Brasil possui uma culinária original e expressiva. Ao longo de 500 anos, o brasileiro assimilou e transformou a cozinha européia, principalmente a portuguesa, as especiarias que o colonizador trouxe do Oriente (China e Índia), adicionando-lhe ingredientes das culinárias: africana e indígena. Foram as trocas alimentares, portanto, a união de distintos caminhos e experiências de vida, de etnias e de culturas, a miscigenação de gostos, formas e aromas, que geraram uma nova e rica culinária: a brasileira. Assim, com o objetivo de socializarmos esse conhecimento gastronômico entre a nossa comunidade escolar, surgiu a idéia da elaboração deste caderno de receitas produzido pelos alunos e seus familiares.
Aula de Arte
Conteúdo: Folclore- Prof.ª BETH- 2011


NAS PRÓXIMAS POSTAGENS SEGUIRÃO ALGUMAS RECEITAS !
APROVEITE E DIVIRTA-SE COM SUA FAMÍLIA FAZENDO AS DELICISAS RECEITAS ENVIADAS PELA COMUNIDADE EM GERAL.

POSTAGEM PROF. BETH /2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário