LITERATURA

 
 
 
 
Alunos escrevem poesias criativas para participar. A escolha foi difícil, mas valeu a beleza da escrita. Aí vai a escolhida! Vamos torcer para passar pelo crivo dos pensadores!


O lugar onde vivo


Minha cidade é bonita
Mas quando saio de casa,
Na rua...Muita violência!
E pura malandragem!



Olha que novidade!
Logo na minha cidade.
Não sei quem faz isso
Mas eu não faço.
Antônio
 
 
 
MACAQUINHO - AUTOR Ronaldo Simões Coelho- Ilustração: Eva Furnari 
As Agentes de Leitura proporcionaram aos alunos um belo momento de leitura.
Os alunos vieram até o mezanino, no Farol e se encantaram ao ouvir a História do Macaquinho.

MACAQUINHO - AUTOR Ronaldo Simões Coelho- Ilustração: Eva Furnari
A Professora digitalizou a história que era acompanhada de um CD da Contadora de História Bia Bedran. Os alunos também puderam assistir o Clipe da Bia Bedran contando e cantando a mesma história. Na seqüência do trabalho, as professoras desenvolveram atividades de desenho e escrita de texto.
Muito interessante foi a criatividade da Prof.ª Ana Zélia, ao proporcionar um momento de leitura do aluno junto aos seus pais, onde o mesmo levou para casa uma sacola com o livro e o macaquinho de pelúcia.


 
 
 POETA " BATISTA DO PILAR"                   
 
 
NO DIA 29 DE SETEMBRO, A ESCOLA RECEBEU COM MUITO CARINHO O POETA " BATISTA DO PILAR", PARA FECHAMENTO DO TRABALHO COM POESIAS, REALIZADO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

ALUNOS DAS SÉRIES 4A e 4B PARTICIPARAM ATIVAMENTE DESSE MOMENTO ENCANTADOR, DECLAMANDO E ESCREVENDO POESIAS ALÉM DE CONHECER A HISTÓRIA DE VIDA DESSE POETA .
 

 
 
DEFICIÊNCIAS                                                                                       
 
 – Mario Quintana ( escritor gaúcho 30/07/1906 – 05/05/1994)

DEFICIENTE - é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
LOUCO – é quem não procura ser feliz com o que possui.
CEGO – é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
SURDO- é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
MUDO – é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
PARALÍTICO - é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
DIABÉTICOS - é quem na consegue ser doce
ANÃO - é quem não sabe deixar o amor crescer. E finalmente, a pior das deficiências é ser miserável , pois:
MISERÁVEIS - são todos que não conseguem falar com Deus.
Amizade é um amor que nunca morre.



Postagem: Professora Beth
 
"I Concerto de Leitura"                                                              
O prazer da leitura deve ser produzido por quem lê. Com esse objetivo os alunos dos 5º anos A/B, nas aulas de Literatura, foram incentivados a promover um momento raro de leitura para todas as turmas do período da manhã.
Escolheram poemas de Pedro Bandeira que expressam esse fascinante período que é a infância. Exaltam pequenas coisas que são vivenciadas por todos, como: irmão menor, circo, bisavó, nenê novo em casa e outros assuntos.
Após muito estudo e treino para uma leitura fluente e que encanta a quem ouve, o grupo apresentou, em data marcada (22/06), o "I Concerto de Leitura" que teve como padrinho esse grande escritor Rubem Alves.
“A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras. O que o nenezinho ouve é a música, e não cada nota separadamente! Todo texto literário é uma partitura musical. As palavras são as notas. Se aquele que lê é uma artista, se ele domina a técnica, se ele surfa sobre as palavras, se ele está possuído pelo texto – a beleza acontece. Assim, quem ensina a ler, isto é, aquele que lê para os seus alunos tenham prazer no texto, tem que ser um artista. Só devia ler quem está possuído pelo que lê. Por isso eu acho que deveria ser estabelecida em nossas escolas a prática de ‘concertos de leitura’. Se há concertos de música erudita, jazz e MPB – por que não concertos de leitura? Ouvindo, os alunos experimentarão os prazeres de ler. E acontecerá com a leitura o mesmo que acontece com a música: depois de ser picado por sua beleza, é impossível esquecer. Leitura é droga perigosa: vicia…“ (Rubem Alves)
O entusiasmo das crianças foi sentido por todos. O senso de responsabilidade e o compromisso para uma apresentação brilhante foram o foco dessa meninada que, ao ser motivada para um desafio, revela todo o seu potencial.
Parabéns a esses alunos!
Esse foi o primeiro de muitos Concertos de Leitura que serão promovidos nesta escola.
Profª de Literatura - Maria Margareth G. Chyla

Maria Margô : blog:http://aaventuradelereescrever.blogspot.com

Postagem: Professora Beth
 
Trabalho realizado com alunos do 4° e 5° anos, sob orientação da Professora Margareth

Para que haja respeito e valorização é preciso que se conheça o objeto dessa intenção. As crianças brasileiras devem receber esse apoio para valorizar algumas das suas raízes. Uma ideia foi lançada no trabalho com contos tradicionais africanos, baseado na saborosa fala de um pesquisador e escritor, Celso Sisto, que outro dia pude assistir.
De posse de um de seus muitos livros, "Lebre que é lebre não mia", iniciei um trabalho divertido com meus alunos. Antes da leitura conversamos e nos situamos no espaço geográfico daquele continente distante que é a África. Num grande mapa todos apreciaram o Planeta Terra fatiado ao meio apresentando os continentes em sua superfície. Muitos comentários foram feitos sobre o que já conheciam desse lugar e assim a aula foi ficando animadíssima.
Em seguida, fomos para um dos contos que apresenta um animal com um nome bem diferente e estranho. Contei essa história a eles e depois, lógico, vieram as perguntas sobre esse animal o qual não apresentei em nenhuma figura.
Todos ficaram muito curiosos.
Então, fiz a proposta: Que tal vocês desenharem esse bicho tirando sua forma de dentro de suas cabecinhas?
Foi fantástico! Muitos animais de todos os tipos foram apresentados e as mais diferentes descrições foram criadas num ambiente alegre e de muita participação.
Esse é só o começo de um trabalho que deverá ser muito rico, tanto quanto é a cultura dos povos africanos.
Postagem: Prof.Beth
 
Trabalho realizado pela professora Margareth                                                                            
com alunos do turno da manhã.
Nossa cidade vestiu-se de branco neste início do mês de agosto. A Natureza transformou a paisagem e deu passagem ao espetáculo gelado da geada que embeleza e mata ao mesmo tempo.
Essa fina camada de cristais de gelo cobriu os gramados e encantou os transeuntes que ali passaram. As crianças, acompanhadas de suas professoras aproveitaram para aprender sobre esse fenômeno natural e se divertiram muito. Os jornais noticiaram e o frio congelou os pés, mas não a alma do curitibano.
Talvez tenha sido a despedida do inverno vestido de branco que venho para dar passagem à primavera que logo chegará.

O QUE É A GEADA?
A geada é um fenômeno que ocorre quando a temperatura está muito baixa (abaixo de 0ºC). O vapor de água presente no ar sublima (passa do estado gasoso direto para o estado sólido, sem passar pelo líquido) devido ao frio intenso, formando cristais de gelo sobre qualquer superfície.
Postado em 08/08/2011



A VAMOS BRINCAR DE SER COMENTARISTA?                                           




Toda a semana um aluno levará para casa um caderno e o jornal do dia e nele fará um texto de acordo com as orientações a seguir:
Leia com atenção:
Aprender a dar opinião oralmente é muito importante para as atividades desenvolvidas na escola e fora dela. Mas é necessário que você aluno aprenda também a discutir, a opinar por escrito.
Assim como no caso de outros gêneros textuais, escrever um texto de opinião, argumentando, de forma clara, lógica e ordenada, é uma habilidade que se aprende.
Desta forma, vamos começar aqui neste caderno um exercício com esse gênero textual: texto de opinião.
Para se chegar ao texto de opinião escrito, você irá escolher uma notícia de seu interesse e junto com seus familiares, produzirá um texto com a sua opinião sobre o assunto lido. Lembre-se de defender bem o que pensa. Explique muito bem o seu pensamento e com muita clareza. Você deverá convencer a todos que está com a razão.
Cole a noticia e logo a seguir escreva o seu texto construído com a participação de pais ou responsáveis.
Agora você é o comentarista!!!

TRABALHO REALIZADO PELA PROFESSORA MARGARETHE COM TODAS AS TURMAS DO TURNO DA MANHÃ.


AS NOTÍCIAS SÃO RECORTADAS, SEPARADAMENTE POR ASSUNTOS (HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS, MATEMÁTICA,ETC) TODAS AS SEMANAS E EXPOSTAS NUM MURAL DO CORREDOR DA ESCOLA, PARA QUE TODOS POSSAM TER ACESSO AS INFORMAÇÕES.



Parabéns!!!!
Professora Margareth, Professora Michelle e pais que estão cada vez mais participativos!!!

VEJAM O TRABALHO MARAVILHOSO !!!

Devemos ler primeiro para ter memória. São nossas leituras que criam as melhores e mais duradouras memórias
Devemos ler para aprender a pensar.
Nisso não há salvaçao. Só com a leitura e posterior reflexão aprendemos a articular melhor nossas memórias, a lhes dar organização e consistência, e a poder, com isso, dialogar criativamente com os outros e consigo mesmo.
Finalmente devemos ler para adquirir sabedoria.
Mas, por que a leitura pode alargar tanto nossos horizontes?

Confiram através das fotos e dos textos

A biologia diz que é muito simples. O ser humano é visual e verbal, ao invés de um cão, essencialmente auditivo e olfativo.
O importante é adquirir o gosto pela leitura.
Tornar a leitura gostosa, apetitosa feito uma iguaria.
Fonte: Revista iátrico nº 29- Como e por que ler.Dez.2011

Texto construído com a família: É lamentável que o governador Beto Richa, ao negociar um empréstimo milionário desse, não destinar um centavo para a educação e para a saúde, pois os professores precisam de melhores condições de trabalho e melhor salário, e na questão saúde, precisamos de construir mais hospitais para melhor atender a população e diminuir as filas e o tempo de espera para a consulta. Aluna: Isadora, Professora Michele, 4A
Texto construído com a família: “ Mais uma brasileira fez bonito nos Jogos Pan-americanos, conquistando medalha de ouro nos 100 metros rasos. Apesar de algumas modalidades não possuir o incentivo necessário, os atletas estão se destacando graças a determinação e esforço pessoal de cada um. Espero que no futuro tenhamos mais incentivos e oportunidades para competirmos em condições de igualdade com os Estados Unidos”.
Aluna: Maria Eduarda, Professora Michele, 4A
Projeto "Ler e Pensar", responsável:
Profª Maria Margareth
Postagem: Profª Beth

VEJAM QUE BELA HOMENAGEM FEITA PELA PROFESSORA MA RGARETH E SEUS ALUNOS!!!!!
CONFIRAM!!!!!!
Monteiro Lobato


O precursor da literatura infantil no Brasil
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.
Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.
Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.
No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.
Frases de Monteiro Lobato
- "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."
- "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."
- "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".
- "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."
Fonte: //www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato/
Postagem: Profª Beth

LITERATURA

PROFESSORA MARGARETH

TURMA: 3º ANO


Literatura                                                             


Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos:
Ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. “ Por meia da literatura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, diz Márcia TIM, Profª de Literatura.
A leitura freqüentemente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todos as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
Pensando nisso é que seu(sua) filho(a) leva, hoje , este caderno onde registrará um comentário sobre o livro lido em conjunto com a família.

Trabalho de literatura, realizado pela Profª Margarethe com todas as turmas da manhã e da tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário