quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PERÍODO AZUL E ROSA DE PICASSO

Atividade desenvolvida com alunos do 4º Ano A e B - nas Aulas de Arte.

Biografia e curiosidades sobre Pablo Picasso

Pablo Picasso possuía um grande amigo chamado Carlos Casagemas, que também era pintor. Em 1901, os dois amigos viajaram para Paris, para conhecer o que na época era a capital do mundo das artes. Após um amor não correspondido, Casagemas se matou com um tiro.
Picasso ficou extremamente abalado com a tragédia. Provavelmente influenciado por este fato, sua pintura adquiriu, entre os anos de 1901 e 1905, temáticas melancólicas e obscuras. No estudo de sua obra, convencionou-se chamar este período de “fase azul”.
Picasso retrata criaturas solitárias e marginais: prostituas, mendigos, doentes e loucos. Seus corpos são rígidos e secos, excessivamente alongados.
Em 1904, Picasso muda-se definitivamente para Paris, e apaixona-se por Fernande Olivier. Este convívio amoroso, somado a uma viagem empreendida pelo casal para os Pirineus, onde Picasso estudou novas soluções pictóricas, inaugurou uma nova fase em sua trajetória artística: a “fase rosa”, que vai de 1905 a 1907.

    O período azul de Picasso decorreu entre 1901 e 1904. O nome provém da cor que dominava a      gama cromática das pinturas, e teve a sua origem no suicídio do seu amigo Carlos Casagemas em 17 de fevereiro de 1901, que deixou a Picasso cheio de dor e de tristeza.
Casagemas, após tentar assassinar a sua amante Germaine, uma dançarina do Moulin Rouge que frequentava o círculo de artistas espanhóis em que se movimentavam, suicidou-se em Paris. Picasso, motivado e sensibilizado pela morte do seu amigo, pintou um quadro que nomeou A morte de Casagemas,1 quadro alegórico que começava a mostrar o seu passo ao período azul. A divisão do espaço do quadro em duas partes, terra e céu, corpo e espírito, lembra a do Enterro do conde de Orgaz, de El Greco.2
Outras influências na obra de Picasso neste período foram as de Van Gogh e Gauguin, o primeiro, sobretudo, a um nível psicológico, como se reflete na intensidade emotiva dos quadros desta época, embora também se aprecie uma simplificação de volumes e contornos definidos que sugerem em Gauguin, do que também tomaria uma concepção universal da sentimentalidade.3 Picasso manifestava a solidão das personagens isolando-as num ambiente impreciso, com um uso quase exclusivo do azul por mais de dois anos, fato praticamente sem precedentes na história da arte. Assim mesmo, o alargamento das figuras que se ia introduzindo nas suas obras lembrava novamente o estilo de El Greco.


















Para procurar mais informações : Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADodo_azul_de_Picasso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário